segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CONTRIBUIÇÕES DE CENÁRIOS DE PRÁTICA SOCIAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE MUSICOTERAPEUTAS


IMPLEMENTANDO (RE)ORIENTAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DO MUSICOTERAPEUTA

Nascimento, S.R.(Docente-Doutora-UFG); Caixeta, C.C.(Docente-Doutora-UFG); Neto, W.S.(Discente egresso-UFG); Sousa,G.L.M.(Discente egresso-UFG); Mesquita, E.F.(Especialista-CR-SMS).

Introdução. O Pet Saúde Mental da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (PetSM/UFG-SMS), em 2011 teve como meta promover a articulação entre ensino-serviço-comunidade. Junto aos vários cursos contemplados no projeto, o curso de Musicoterapia participou voluntariamente, devido ações ulteriores realizadas nos Centro de Atenção Psicossocial. Objetivo. Propomos evidenciar alguns resultados adquiridos com a inserção da Musicoterapia no PetSM/UFG-SMS, configurando novas perspectivas na formação acadêmica. Metodologia. Dentre os diferenciados espacos de formação, a praça pública, no Consultório de Rua (CR), tornou-se um locus de atuação singular dos acadêmicos e demais profissionais junto aos moradores de rua. Os musicoterapeutas, portando do violão e pandeiro, a própria voz e a escuta ativa, utilizavam a re-criação musical grupal, com ritmos e estilos musicais trazidos pelos usuários, como estratégia de aproximação, acolhimento e vinculação destes com aos demais profissionais. Resultados. Verificamos mudanças significativas no curso de Musicoterapia, tais como: a ocorrência da reorientação curricular em diversas disciplinas e projetos, agregando aportes teóricos sobre políticas públicas à clinica psicossocial em dependência de drogas, gerando discussões e formação continuada para os docentes e acadêmicos; inseriu alunos em cenários de prática na perspectiva da clínica peripatética; e junto aos acadêmicos, validou-se a percepção sobre a força da música como elemento agregador das pessoas e continente ao morador de rua, que através de uma expressão genuina e sem rotulações, era acolhido e desvelava suas necessidades, que ao serem escutadas eram atendidas por outros profissionais. Conclusão. A participação da Musicoterapia no PetSM/UFG-SMS conformou-se numa atitude inter e transdisciplinar, numa dimensão intersubjetiva, em que os diversos atores da saúde (profissionais, docentes, alunos) ao colaborarem entre si para cuidar do sujeito/usuário integralmente, se co-construiam constantemente, contribuindo para novos arranjos teórico-práticos junto a formação acadêmica e profissional. 

Unitermos: Musicoterapia; Consultório de Rua; Reorientação curricular; Pet Saúde Mental;

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