MUSICOTERAPIA SOCIAL NA PERSPECTIVA DA INTERPROFISSIONALIDADE
E INTERSETORIALIDADE EM SAÚDE COLETIVA
Dra. Sandra Rocha do
Nascimento.
José Gomes Fernandes
Morais.
Rafael Mendonça Barros.
Resumo
Uma ação de Musicoterapia
Social em espaço público e com diferenciados sujeitos sociais, apresenta múltiplos
elementos (des)favoráveis à execução. Evidenciamos aspectos da intersetorialdade
e interprofissionalidade numa intervenção psicossocial, consolidando parcerias
entre o Consultório na Rua/Secretaria Municipal de Saúde/Aparecida de
Goiânia/Goiás/Brasil e o Laboratório
Interdisciplinar de Educação em Saúde Comunitária/LABORINTER/UFG/Brasil.
Descrição da apresentação
O Consultório na Rua (CR)/Brasil, no
ano de 2018 propôs a realização de um evento público à comemoração do seu sétimo
ano de atividade, com o propósito de mostrar as ações e diminuir as
resistências sociais junto aos sujeitos moradores em situação de rua. A equipe
executora, contendo musicoterapeutas, convidou o Laboratório Interdisciplinar de Educação em Saúde Comunitária
(LABORINTER/UFG/Brasil) para colaborar na ação direcionada a inclusão daqueles
sujeitos, sob diversas formas de interação com a comunidade local.
O LABORINTER, desde o ano de 2006, com
intervenções comunitárias de prevenção de vulnerabilidades e promoção da saúde
em contextos educacionais e em contextos
sociais ampliados, configura-se como um espaço de acolhimento de
demandas sociais, treinamento de equipes e planejamento de intervenções
musicoterapêuticas, geração de recursos e conhecimentos científicos. Soma-se a
sua operacionalização, a efetivação de parcerias com diversos setores e
serviços públicos e privados, e a presença de acadêmicos da UFG de diferentes
áreas do conhecimento.
A ação em 2018 congregou diferentes
atores: profissionais dos setores de atenção a saúde e da educação e de diferentes
áreas; representantes da gestão em saúde; comerciantes e população local; representantes
de outras comunidades; pessoas com transtorno mental; e moradores em situação
de rua. Nesta, todos os atores foram incluidos em experiências musicais
musicoterapêuticas sob diversas formas expressivas, na qual novos sentidos
subjetivos foram construídos nos sujeitos participantes.
Segundo Rey(2011), “toda experiência
toma sentido subjetivo a partir de seus efeitos colaterais sobre uma pessoa ou
um grupo, efeitos esses que não estão na experiência, mas naquilo que a pessoa
ou o grupo produz no processo de viver essa experiência, a que se organiza nas
configurações subjetivas específicas que emergem nesse processo”(p.31).
A parceria efetivada pelo LABORINTER
e o CR, agregou à sua constituição a
perspectiva da intersetorialidade e da interprofissionalidade (WHO/OMS,
2010), fortalecendo o pensamento sistêmico e em rede.
“A educação interprofissional ocorre
quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os
outros e entre si /…/ é um passo importante da força de trabalho de saúde
“colaborativa preparada para a prática”, para que esteja mais bem preparada
para responder às necessidades de saúde locais”(WHO/OMS, p.7).
Sendo assim, as práticas colaborativas
entre o LABORINTER e seus parceiros sociais, favorecem a co-construção de redes
de apoio psicossocial através das diferenciadas propostas de Musicoterapia
Social.
Referências:
REY, Fernando González
(2011). Subjetividade e saúde: superando
a clínica da patologia. São Paulo:
Cortez. (Coleção construindo o compromisso social da psicologia/ coord. Ana
Mercês Bahia Bock)
WHO/ OMS (2010). Marco
para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. http://www.who.int/hrh/nursing_midwifery/en/. acesso em 14/9/2018.
Dra. Sandra Rocha do Nascimento
Doutora em Educação,
Universidade Federal de Goiás. Brasil.
Bacharel e
Licenciada em Música e Especialista em Musicoterapia/UFG/Brasil.
Docente do
Curso de Bacharelado em
Musicoterapia/UFG/Brasil.
José Gomes Fernandes
Morais
Bacharel em
Musicoterapia, Universidade Federal de
Goiás.Brasil.
Musicoterapeuta na
Coordenação de Saúde Mental em Aparecida de Goiânia/Goiás.Brasil.
Rafael Mendonça Barros
Bacharel em
Musicoterapia, Universidade Federal de
Goiás.Brasil.
Musicoterapeuta na área
da Saúde Mental e Habilitação e Reabilitação Neurológica.
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