Resumo da Proposta
O programa de extensão LABORATÓRIO DE AÇÕES INTERDISCIPLINARES PSICOSSOCIAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE (EMAC 06), direcionado ao campo da Educação, teve como objetivo acolher demandas de escolas com situações de vulnerabilidade psicossocial. Buscou-se atender as demandas das escolas contando com parcerias intersetoriais (SEDUC-GO,SMS/PSE,CM/SME,PUC-GO,ONGs) e unidades escolares. Foram proporcionadas atividades psicoeducativas, através de intervenções breves e psicossociais interdisciplinares, utilizando-se da Metodologia da Problematização e do envolvimento de diversos cursos da UFG (Nutrição, Musicoterapia, Pedagogia, Educação Ambiental, Biologia) relacionadas aos temas postos pelo Programa Saúde na Escola-PSE e daqueles advindos dos levantamentos realizados nas escolas. Utilizamos diversas estratégias interativas como experiências musicoterapêuticas, visitas domiciliares, avaliações antropométricas, jogos pedagógicos, tecnologias leves, etc. Como resultados identificamos situações de vulnerabilidade na saúde dos sujeitos da comunidade intra e extra-escolar (como risco nutricional, dependência de drogas, dificuldades de aprendizagem, evasão, conflitos intra e inter-relacionais intensos, violência escolar e/ou intrafamiliar, síndrome de bournaut), oportunizando aprendizagens significativas ao publico alvo. Com o PROGRAMA EMAC-06 configuramos uma rede de atenção direcionada a Educação em Saúde na escola, capacitando e gerando equipes interdisciplinares para atuarem em ambientes educativos com intervenções breves e psicossociais direcionadas a educação e saúde integral, socializando os conhecimentos em banco de dados virtual e em eventos científicos.
Palavras-chave: Intervenções interdisciplinares psicossociais, Educação em Saúde, Contexto escolar, Psicoeducação, PSE.
Financiamento:PROEXT 2014/MEC/SESu e PROBEC/UFG 2013.
Grande área de conhecimento do CNPq: Ciências Humanas » Educação » Tópicos Específicos de Educação » Educação Permanente
Área Temática Principal: EDUCAÇÃO
Área Temática Secundária: SAÚDE
Linha de Extensão: SAÚDE HUMANA
PROGRAMA EMAC-06
PROGRAMA EMAC-06
Projetos de extensão vinculados do Programa EMAC 06: EMAC-162; ICB-115; EMAC-204.
Caracterização da Ação
Carga Horária Total da Ação: 3.000.
Periodicidade: permanente/semanal.
Abrangência: Estadual- Estado de Goiás. Municípios atendidos pela ação em 2014: Porangatu, Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia.
Contato/Local de Inscrição, sem limite de vagas e sem custos de inscrição: O contato para inscrição das instituições interessadas nas ações interdisciplinares psicossociais, quer sejam as escolas quanto as gerências e sub-secretarias da Secretaria de Estado da Educação e Goiás (SEDUC-GO) e demais instituições parceiras, foi através do próprio Laboratório de Ações Interdisciplinares Psicossociais de Educação em Saúde, situado no Campus 1 (Pça Universitária, Setor Universitário) da ESCOLA DE MUSICA E ARTES CÊNICAS/UFG e através de ações dos monitores junto as escolas. Foi estruturado um ambiente virtual para realização de cadastro das instituições.
Local de realização: O Programa, por envolver três projetos de extensão e instituições parceiras externas a UFG, foi desenvolvido em locais distintos de acordo com cada ação a ser realizada. O desenvolvimento de ações tais como o cadastro das instituições, as ações administrativas, as atividades de análise de dados, planejamento e os momentos formativos das equipes executoras, aconteceu nas dependências da Universidade Federal de Goiás junto ao próprio Laboratório de Intervenções Psicossociais, situado na EMAC, no Campus 1, nas dependências do LCMT. Também ocorreu no mesmo endereço as ações do Laboratório Clinico de Musicoterapia (LCMT) referente aos atendimentos de musicoterapia aos sujeitos encaminhados quer por profissionais da área da saúde, instituições, demandas espontâneas ou pelos sujeitos beneficiados nos projetos desenvolvidos nas instituições parceiras.
Como ações de extensão extra IES, por se tratar de um programa que intenta implementar um laboratório que favorecerá ações interdisciplinares psicossociais de educação em saúde, tivemos como locais de realização todos os espaços educativos/escolas, que através de suas demandas proporcionaram a efetivação das ações em seus espaços escolares.
A Ação Extensionista é Curricular, visto que as atividades de extensão são contempladas no Projeto Pedagógico do Curso de Musicoterapia da EMAC/UFG, com uma ampla articulação com o ensino e a prática de algumas ações de pesquisa.
Na prática do ensino, algumas metodologias utilizadas nos projetos de extensão foram incorporadas em conteúdos programáticos de disciplinas, como a Metodologia da Problematização (desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina – UEL, desde 1992) e aplicação das etapas do Arco de Manguerez (BORDENAVE e PEREIRA, 2002), bem como na utilização de protocolos de coleta, planejamento de ações comunitária (ICCMUS/Argentina). Das disciplinas do mesmo curso, extraímos e incorporamos aos projetos de extensão a construção de mapas conceituais para a análise de dados. Integrando com ações da pesquisa, iniciamos com a possibilidade de articulação de software de análise qualitativa para a analise dos dados dos projetos de extensão.
A Ação Extensionista é Curricular, visto que as atividades de extensão são contempladas no Projeto Pedagógico do Curso de Musicoterapia da EMAC/UFG, com uma ampla articulação com o ensino e a prática de algumas ações de pesquisa.
Na prática do ensino, algumas metodologias utilizadas nos projetos de extensão foram incorporadas em conteúdos programáticos de disciplinas, como a Metodologia da Problematização (desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina – UEL, desde 1992) e aplicação das etapas do Arco de Manguerez (BORDENAVE e PEREIRA, 2002), bem como na utilização de protocolos de coleta, planejamento de ações comunitária (ICCMUS/Argentina). Das disciplinas do mesmo curso, extraímos e incorporamos aos projetos de extensão a construção de mapas conceituais para a análise de dados. Integrando com ações da pesquisa, iniciamos com a possibilidade de articulação de software de análise qualitativa para a analise dos dados dos projetos de extensão.
Detalhes da Ação
Tipo/Descrição do Público Atingido:
1. Como participantes primários temos os acadêmicos dos cursos de Bacharelado e/ou Licenciatura da Universidade Federal de Goiás/UFG (Nutrição, Pedagogia, Biologia, Musicoterapia) e docentes da área de Nutrição e Musicoterapia, coordenadores dos projetos de extensão vinculados. Configuram-se como beneficiados devido a formação através das ações bem como nas capacitações temáticas. Contamos com um numero de 15 a 20 monitores no ano de 2014.
MEMBROS DA EQUIPE EXECUTORA
Reuniões semanais, capacitações com Empresa Junior ELO Engenharia, com Psic. Celia Ferreira e com Mt. Patricia Pellizzari- ICCMUS/AR.
REUNIÕES SEMANAIS DAS EQUIPES EXECUTORAS.
CAPACITAÇÃO COM A ELO ENGENHARIA
CAPACITAÇÃO COM A MT PATRICIA PELLIZZARI.
2. Como participantes secundários, temos o publico alvo beneficiado pelas ações interdisciplinares e psicossociais, qual seja: crianças de 0 a 5 anos e 11 meses; jovens entre 10 a 18 anos; adultos entre 20 a 50 anos; idosos acima de 60 anos. O publico secundário compõe a comunidade intra e extraescolar dos campos/escolas parceiros.
PÚBLICO ALVO BENEFICIADO NOS CAMPOS: escolas e comunidade.
EDUCAÇÃO INFANTIL- crianças de 0 a 5 anos e 11 meses
ENSINO FUNDAMENTAL - alunos entre a faixa etária de 10 a 14 anos e seus professores.
Atividades pedagógicas em Biologia, Nutrição, Pedadogia e experiências musicais através da Musicoterapia, com jingles preventivos e re-criações com alunos e docentes.
COM ALUNOS: crianças e adolescentes.
COM DOCENTES
AÇÃO DIA AI - NEPED/UFG. Jingle musicoterapêutico preventivo.
Comunidade universitária.
- Matéria de divulgação da aÇão: Vamos conversar sobre o bosque? Texto: Serena Veloso | Foto: Carlos Siqueira. Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás , ANO VII – Nº 67 – Setembro – 2014
Site: http://jornalufgonline.ufg.br/n/73934-vamos-conversar-sobre-o-bosque
4. Os profissionais representantes das instituições intersetoriais, como a enfermeira do PSE/UABS São Judas, a gerente do GEDE/Seduc-GO, a gestora do Ciranda da Arte/Seduc-GO, compõem o público alvo terciário ou stakeholders, pessoas interessadas e/ou envolvidas com o projeto. Participamos de eventos multiculturais proporcionados pelo Ciranda da Arte/Seduc-GO, com a equipe de profissionais da instituição através do convite da Mt Claudia Caetano, integrante da equipe do Ciranda.
XXI SEMANA DA CULTURA DA UEG URUAÇÚ.
Oficina de Musicoterapia acadêmicos em licenciatura DA UEG-Universidade Estadual de Goiás.
5. Quando da socialização dos dados (resultados e trabalhos gerados a partir das ações), quer em ambiente virtual ou mesmo em eventos científicos, ampliamos consideravelmente o publico beneficiado pela proposta favorecendo uma rede de troca de conhecimentos entre as pessoas envolvidas com temáticas da educação e da educação em saúde.
Número de pessoas atendidas: 1.783 beneficiários, sendo 31 membros nas equipes executoras (21 monitores das ações psicossociais, 3 docentes, 7 estagiários) e em torno de 1752 membros da comunidade escolar.
Publicações Cientificas:
- 6° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Maio/2014. Belém-Pará. (anais: http://www.6cbeu.ufpa.br/ebook/index.html) - Anais do 6 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belém: Editora da UFPA, 2014. v. 1. p. 1-5.
Anais:
In: Congresso Brasileiro de
Extensão Universitária, 2014, Belém. Anais do 6 Congresso Brasileiro de
Extensão Universitária. Belém: Editora da UFPA, 2014. v. 1. p. 1-5.
- Lovi, G. K. ; Moura, L.A.N. ; Silveira, N.A. . EDUCAÇÃO ALIMENTAR E
NUTRICIONAL NA PRÉ-ESCOLA. UM ALERTA AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.
- Anjos, A.C.A. ; Cardoso, V. L. ; Silveira, N.A. . AVALIAÇÃO DO GRAU DE
SATISFAÇÃO DE PROFESSORAS EM UMA CRECHE NO ESTADO DE GOIÁS PELA PARTICIPAÇÃO DE
UM PROJETO DE EXTENSÃO.
- Silva, E. C. ; Cardoso, V. L. ; Silveira, N.A. . ESTRATÉGIA DE ENSINO
PARA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL APLICADA PARA ADOLESCENTES
DE ESCOLA PÚBLICA.
- Tolentino, I.M.P. ; Cardoso, V.
L. ; Silveira, N.A. . EDUCAÇÃO
ALIMENTAR E NUTRICIONAL, PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS DE IDOSOS:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO DESENVOLVIDA EM PROJETO DE EXTENSÃO.
- Moura, L.A.N. ; Anjos, A.C.A. ; Silveira, N.A. . A TROCA DE SABERES ENTRE
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIENCIA.
- Cardoso, V. L. ; Moura, L.A.N. ; SILVEIRA, N. A. . ATIVIDADE DE
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL REALIZADA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM UMA
COMUNIDADE CIRCENSE.
- Santos, L. P. ; Cardoso, V. L. ; Silveira, N.A. . EDUCAÇÃO ALIMENTAR E
NUTRICIONAL PARA DEPENDENTES QUÍMICOS EM TRATAMENTO EM CLÍNICA DE REABILITAÇÃO.
- NASCIMENTO, Sandra Rocha do.
VALENTIN, Fernanda. SÁ, Leomara Craveiro de. EDUCAÇÃO E CULTURA DE PAZ: ESPAÇOS
E TEMPOS MEDIADOS PELA MUSICOTERAPIA.
- CALDAS, Diego José; SARAIVA,
Hellen Cristh Ramos; SILVEIRA, Nusa de Almeida; NASCIMENTO, Sandra Rocha.
RELATO DE UMA ATIVIDADE DE APROXIMAÇÃO ENTRE ALUNOS, MONITORES E PROFESSORES
ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
- SARAIVA, Hellen Cristh Ramos; CALDAS, Diego José; Nascimento, Sandra Rocha do. ESCOLHA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS ILÍCITAS NA ESCOLA.
- XXXI Encontro Nacional do Estudantes de Nutrição.
- Pereira, F.M.N. ; OLIVEIRA, G. A.
L. ; Silveira, N.A. . PROPOSTAS
METODOLÓGICAS NA ABORDAGEM E FORMAÇÃO DE MERENDEIRAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE
GOIÂNIA. In: Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição, 2014, Belém. Anais
do XXXI Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição. Belém: Editora da UFPA, 2014.
v. 1. p. 1-5.
- 11o. CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DA UFG. Novembro/2014. Goiânia-Goiás. (anais: http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/site5801/site/index.html)
- ANJOS, Ana Carolina
Antoneli dos, CARDOSO, Viviane Lopes, SILVEIRA, Nusa de Almeida. PROMOVENDO A SAÚDE
E QUALIDADE DE VIDA DE FUNCIONÁRIAS DE ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL
DA PERIFERIA DE GOIÂNIA.
-
CARNEIRO, Bruna
Pereira; MOURA, Letícia de
Almeida Nogueira, CAETANO, Alline
Silva, FERNANDES, Nágila Mendes;
SILVEIRA, Nusa de Almeida. POSSIBILIDADES
METODOLÓGICAS NA PRÉ-ESCOLA.
- MORAIS, Bruna Alves de; CARDOSO, Viviane
Lopes; SILVEIRA, Nusa de Almeida. PROMOÇÃO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E
VISITA DOMICILIAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO.
- CALDAS, Diego José; SARAIVA, Hellen Cristh Ramos, SILVEIRA, Nusa de Almeida; NASCIMENTO,
Sandra Rocha. RELATO DE UMA ATIVIDADE DE
APROXIMAÇÃO ENTRE ALUNOS, MONITORES E PROFESSORES ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
- LOVI, Grace Kelly de Sousa; CARDOSO,
Viviane Lopes; SILVEIRA, Nusa de
Almeida. MITOS E VERDADES SOBRE
AMAMENTAÇÃO EM UM GRUPO DE GESTANTES DE UMA UNIDADE DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
DA FAMÍLIA.
- MOURA, Letícia de
Almeida Nogueira e; CAETANO, Alline Silva, FERNANDES, Nágila Mendes, CARNEIRO, Bruna Pereira, SILVEIRA, Nusa de
Almeida; NASCIMENTO, Sandra Rocha do. EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR PROMOVIDA
ATRAVÉS DE AÇÕES DE EXTENSÃO COM FOCO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ESCOLAR.
- SANTOS, Luana Pereira dos;
ANJOS, Ana Carolina Antoneli dos; SILVEIRA,
Nusa de Almeida. APLICABILIDADE DE UM INSTRUMENTO DE ANAMNESE ALIMENTAR
PARA MANIPULADORAS DE ALIMENTOS.
- SANTOS, Letícia
Mendes dos; ALVES, Helenyce V. Sousa; COSTA, Pollyane Felix; NASCIMENTO, Sandra
Rocha do. A INFLUÊNCIA DA MÚSICA EM MUSICOTERAPIA NO COMPORTAMENTO INFANTIL .
- FELIX, Jordanna
Juliany de Souza. NASCIMENTO, Sandra Rocha do. A MUSICOTERAPIA EM ESPAÇOS
EDUCACIONAIS FORMAIS E NÃO FORMAIS: DEMANDAS E POSSIBILIDADES.
- JESUS, Catarina Cavalcante;
MONTEIRO, Diego pereira de Santana; SILVA, Kelly Cristina Vieira;
ALCÂNTARA-SILVA, Tereza Raquel de Melo; REBELO, Ana Cristina silva. BREVES
INFORMAÇÕES À COMUNIDADE SOBRE POLINEUROPATIA PERIFÉRICA E MUSICOTERAPIA.
- MOURA, Letícia de
Almeida Nogueira e; CAETANO, Alline Silva; FERNANDES, Nágila Mendes; CARNEIRO,
Bruna Pereira; SILVEIRA, Nusa de Almeida; NASCIMENTO, Sandra Rocha do.
EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR PROMOVIDA ATRAVÉS DE AÇÕES DE EXTENSÃO COM
FOCO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ESCOLAR.
- MEDEIROS, Marcus
Vinicius de Sousa, VALENTIN, Fernanda; LESSA, Jociane Sobreira; BARROS, Rafael
Mendonça; FERREIRA, Eliamar Apa. de B. Fleury e; TEIXEIRA, Celia Maria
Ferreira da Silva; NASCIMENTO, Sandra Rocha do. O MITO DA FAMÍLIA IDEAL COMO
FATOR DE RISCO PARA O USO DE DROGAS: MUSICOTERAPIA EM UM GRUPO MULTIFAMILIAR.
- NASCIMENTO, Sandra Rocha do. VALENTIN, Fernanda. SÁ, Leomara Craveiro de. EDUCAÇÃO E CULTURA DE PAZ: ESPAÇOS E TEMPOS MEDIADOS PELA MUSICOTERAPIA.
14. CONGRESSO MUNDIAL DE MUSICOTERAPIA - 14th WFMT World Congress of Music
Therapy- Vienna/Krems, Austria - 2014
- VALENTIN, Fernanda; FERREIRA, Eliamar A. B. Fleury e; NASCIMENTO, Sandra Rocha do; TEIXEIRA , Célia Mª. F.S. - MUSICAL
COMPOSITION IN MUSIC THERAPY WITH MULTI-FAMILY GROUP TO PREVENT DRUGS IN SCHOOL
SETTING/ COMPOSIÇÃO MUSICAL EM MUSICOTERAPIA COM GRUPO MULTIFAMILIAR PARA
PREVENÇÃO DE DROGAS NO CONTEXTO ESCOLAR.
Congresso Brasileiro de Terapia Familiar –
julho 2014, São Paulo- SP
-
VALENTIN, Fernanda ; LESSA, Jociane Sobreira; NASCIMENTO, Sandra Rocha do. O
MITO DA FAMÍLIA IDEAL COMO FATOR DE RISCO PARA O USO DE DROGAS: MUSICOTERAPIA
EM UM GRUPO MULTIFAMILIAR.

MATÉRIA PUBLICADA EM JORNAL
- Vamos
conversar sobre o bosque? Texto: Serena Veloso | Foto: Carlos Siqueira
Publicação
da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 67 – Setembro – 2014
ANO VII – Nº 67 – Setembro – 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário