FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO AO USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS NO CONTEXTO ESCOLAR: A MULTIPLICIDADE RELACIONAL
Fernanda Valentin; Marcus Vinicius de Sousa
Medeiros; Rafael Mendonça Barros; Eliamar Aparecida de Barros Fleury
Ferreira; Prof Dra. Sandra Rocha do Nascimento (Orientadora)-
srochakanda@gmail.com
Escola de Música e Artes Cênicas - UFG
Financiado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD
RESUMO
Este trabalho surgiu a partir do grupo
de estudo do projeto de extensão A Musicoterapia em grupos multifamiliares
no contexto escolar: um espaço-tempo de prevenção primária ao uso de crack e
outras drogas (EMAC 269), financiado pela SENAD/MJ. Através de ações de
levantamento bibliográfico, sistematizaram-se sínteses teóricas e discussões
sobre os fatores de risco que levam ao uso de crack e outras drogas por
educandos e os fatores de proteção intra e inter-relacionais que favorecem
ações de prevenção primária e secundária sobre drogas, minimizando o uso e as
situações de vulnerabilidade. Como resultados, verificou-se que a causalidade
ao uso de crack e outras drogas por escolares é multifatorial e
multidimensional, sendo verificados fatores de risco relacionados ao contexto
familiar, escolar, cultural social e econômico e mesmo biofisiológico.
Conclui-se que à compreensão do uso de crack e outras drogas se faz necessário
considerar a multidimensionalidade do sujeito, os educandos, e não incidir em
somente um fator o inicio e/ou a continuidade pelo uso de substâncias
psicoativas por alunos. Analisando os fatores internos do adolescente que
podem facilitar o uso de crack e outras drogas, encontra-se sintomas
depressivos, crises de angústia, que em muitos casos fazem parte da
adolescência, acrescentando também a insatisfação e a não-realização em suas
atividades e a insegurança. Considerar a Musicoterapia como terapêutica dentro
do espaço escolar é proporcionar a ampliação dos fatores de proteção que
minimizam as vulnerabilidades intrarelacionais que fragilizam os educandos
levando-os ao uso de drogas, acolhendo as diversas expressões verbais e
não-verbais dos sujeitos.
Palavras-chave: Musicoterapia; Uso de
crack e outras drogas; Contexto escolar;
Nenhum comentário:
Postar um comentário