segunda-feira, 2 de setembro de 2024

EMPREENDEDORISMO SOCIAL. O que é? Como construir projetos sociais? Como captar recursos? E como socializar os resultados?

 Uma nova temática emerge aqui no Blog Musicoterapia na Educação.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL.

Nos meses de setembro a dezembro deste ano, 2024, estaremos trazendo diferentes aspectos desta temática tão importante para o profissional da saúde, em especifico o musicoterapeuta, que atua ou deseja atuar na perspectiva social e comunitária.

Acompanhe conosco esta trajetória de aprendizagens junto a ACAME- ASSOCIAÇÃO CULTURAL DOS AMIGOS DA MÚSICA EFICIENTE CENTRO DE MÚSICA EFICIENTE: "SENSIBILIZANDO PARA O RESGATE DA CIDADANIA"  

Conheça a ACAME e o PROJETO MÚSICA EFICIENTE. https://www.instagram.com/reel/C_MEkI_PW5x/?igsh=Z3I2d3FtZ21ndmU2


CONFIRA NOSSO PROJETO DE EXTENSÃO APROVADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.

Plano de Trabalho para Licença Capacitação. Profa Dra Sandra Rocha do Nascimento (EMAC/UFG)

JUSTIFICATIVA

Como servidora pública, entre 1997 a 2006 a prática musicoterapêutica junto a crianças ou pessoas com deficiência sempre esteve atrelada à estruturação e execução de metodologias diferenciadas ao desenvolvimento psicosócioemocional e cognitivo numa perspectiva de inclusão social, seguidas de socialização dos resultados em eventos da área. No ano de 2006, quando da entrada como professora substituta no curso de Musicoterapia/ EMAC/UFG, avançamos na consolidação de diversos projetos de extensão vinculados a contextos educativos, sócio-comunitários, em espaços institucionais bem como implementando ações de cuidado itinerantes, proporcionando intervenções de promoção da saúde e fortalecimento sistêmico em múltiplos contextos. Entre 2012 e 2022, coordenando o Laboratório Interdisciplinar de Educação em Saúde Comunitária - LABORINTER, foi possível desenvolver diversas ações vinculadas a perspectiva de escritórios de projetos, com a participação e sendo contemplada em diferentes editais e fomentos à pesquisa e extensão universitária (PROEXT/SISU, FAPEG, ANTEPA/SENAD). Favorecendo a ampliação da formação acadêmica dos discentes do curso de musicoterapia, o estabelecimento de parcerias nacionais (Oficina do DEDECO) e internacionais (ICMUS-Argentina) importantes para a área da musicoterapia e em específico a musicoterapia social e comunitária, agregou-se perspectivas diferenciadas de estruturação e realização de projetos e ou propostas de ações na formação do acadêmico em Musicoterapia. Vislumbrando outras possibilidades relacionadas à dinâmica de trabalho do Terceiro Setor e de instituições com fomentos através de parcerias municipais e ou estaduais, acreditamos que uma capacitação vivencial junto a estas instâncias favorece apreender os elementos fundamentais para captação de recursos ao desenvolvimento de projetos sociais, subsidiando práticas que alcancem diferentes públicos e contextos. Como acréscimo, a socialização dos resultados ampliará as reflexões e metodologias de trabalho para a área da musicoterapia social comunitária.

OBJETIVOS

1. Conhecer e interatuar com a dinâmica de trabalho do PROJETO MÚSICA EFICIENTE (@projetomusicaeficiente; @gilbertomusicoterapeuta)

2. Realizar atividades formativas para alinhamento conceitual.

3. Estruturar e executar propostas de intervenção de musicoterapia social itinerante.

4. Socializar produções científicas e ou culturais.

ESPECIFICAÇÕES

a) período: 01/setembro/2024 a 01/dezembro/2024

b) local de realização: As atividades formativas de alinhamento conceitual serão realizadas através de videoconferências e ou presencialmente em Mocambinho/PI ( Projeto Música Eficiente ); as atividades de capacitação nas ações serão realizadas em municípios e instituições do estado do Piauí, em parceria com o Projeto Música Eficiente.

ALGUMAS INSTITUIÇÕES: Vila do Ancião; Lar da Criança; Vila São José. Abrigo Feminino, Abrigo Masculino. MUNICIPIOS: Coelho Neto; Miguel Alves; Barro Duro/PI

c) objetivos a serem alcançados:

- Estruturar modelo e metodologia de trabalho à captação de recursos e ao desenvolvimento de projetos musicoterapêuticos de promoção da saúde em contextos itinerantes;

- Estabelecer parcerias com o Terceiro Setor,o setor privado e público;

- Estruturar e desenvolver propostas de promoção da saúde e culturais em contextos educativos e sócio-comunitários;

- Socializar resultados obtidos ;

d) carga horária total: 390 hrs

e) cronograma:

1a. semana- 02/09/2024 a 06/9. Atividades formativas para alinhamento conceitual em temas sobre ONG, Terceiro Setor, Leis e Editais de fomento à cultura e saúde, Elaboração de projetos, Composição de equipes de trabalho, Estratégias à captação de recursos, Geração de produtos à socialização dos resultados.

2a. semana- 09/09 a 13/09. Atividades formativas para alinhamento conceitual. 

3a. semana- 16/09 a 20/09. Conhecer e inter-atuar com a dinâmica de trabalho do PROJETO MUSICA EFICIENTE

4a. semana- 23/09 a 27/09. Estruturação de Propostas e ou Projetos de Intervenção em Musicoterapia Social Itinerante.

5a. semana- 30/09 a 04/10. Identificação de stakeholders financiadores à apresentação da proposta de intervenção e captação de recursos.

6a. semana- 07/10 a 11/10. Execução da Proposta.

7a. a 9a. semanas- 14/10 a  01/11. Execução da Proposta

10a. semana- 04/11 a 08/11. Estruturação de produção(ões) cientifica(s).

11a. semana- 11/11 a 15/11. Devolutivas às instâncias educativas sobre as atividades realizadas.

12a. semana- 18/11 a 22/11. Reuniões e Relatórios finais junto ao PROJETO MÚSICA EFICIENTE. Devolutivas aos stakeholders financiadores das ações.

13a. semana- 25/11 a 29/11. Relatórios finais sobre as atividades desenvolvidas durante a Licença Capacitação.

MARCOS e INDICADORES DE RESULTADOS:

Alinhamento conceitual sobre ações para captação de Recursos

O indicador de resultados desta etapa/ação será verificado através de atividades formativas sobre conceitos sobre a constituição de projetos sociais e parcerias interinstitucionais, conhecendo e interatuando com a dinâmica de trabalho do PROJETO MÚSICA EFICIENTE. Alinhamentos conceituais teóricos que possam ampliar a compreensão sobre os trabalhos também farão parte destes indicadores, sendo verificáveis nas etapas de construção das propostas de intervenções, reuniões e relatórios finais e produções.

Estruturação de Propostas e ou Projetos de Intervenção

Esta etapa terá como indicadores de resultados a estruturação de propostas de intervenção de MUSICOTERAPIA SOCIAL ITINERANTE à promoção de saúde e culturais em contextos escolares e sócio-comunitários.

Divulgação da proposta e Captação de Recursos

Os indicadores de resultados desta etapa serão os contatos estabelecidos com os stakeholders e posteriores ganhos obtidos junto aos mesmos.

Execução da Proposta

Os indicadores de resultados desta etapa serão apresentados através de registros em fotos e ou videos e ou relatos/narrativas e ou relatórios descritivos ou diários de campo entre outras formas de registro.

Estruturação de produção(ões) científica(s)

Os indicadores de resultados desta etapa será a construção de produção(ões) científica(s) das intervenções realizadas. Produções sobre o processo formativo da servidora (relatório final, videodocumentários, entre outras formas) podem ser geradas.


Locais para a publicização das produções:

PROJETO MÚSICA EFICIENTE: @PROJETOMUSICAEFICIENTE;

@GILBERTOMUSICOTERAPEUTA

Musicoterapia Social comunitária (musicoterapianaeducacao.bogspot.com)

instagram: @extensvidaativa

@sandrarocha21

@prof.sandrarocha

www.youtube.com/@sonoramar1710

www.youtube.com/@sandrarocha5860

Reuniões e Devolutivas às instâncias educativas e aos stakeholders

Os indicadores de resultados desta etapa serão os relatórios finais e ou produções científicas entregues aos parceiros stakeholders .



Nenhum comentário:

Postar um comentário