sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pesquisa A MEDIAÇÃO DA MUSICOTERAPIA NA PREVENÇÃO PRIMARIA E SECUNDÁRIA AO USO DE DROGAS POR ESCOLARES

Pesquisa: A MEDIAÇÃO DA MUSICOTERAPIA NA PREVENÇÃO PRIMARIA E SECUNDÁRIA AO USO DE DROGAS POR ESCOLARES.
Coordenada por Prof Dra Sandra Rocha do Nascimento (EMAC/UFG).
Financiamento:R$  127.570,08  

aprovado no Edital no 06/2012 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Propomos como objetivo realizar diversas ações de levantamento dos fatores de risco, de proteção e sobre o uso de drogas entre alunos, e desenvolver intervenções seletivas e indicadas, através da Musicoterapia, que proporcionem a aquisição de atitudes de prevenção psicossocial junto a comunidade escolar. 
Trata de uma pesquisa-intervenção, com a mediação da musicoterapia numa perspectiva preventiva 
(ICMUS/AR), sistêmica e psicossocial, apresentando quali-quantitativamente os dados encontrados. 
Como resultados, intentamos identificar os fatores de risco e o uso de drogas por escolares, quantificando dados que apontem os aspectos que favorecem a dependência de drogas e aqueles fatores de proteção que minimizam a vulnerabilidade dos educandos ao uso.
 
ATIVIDADES JÁ REALIZADAS- periodo: agosto/2013 a junho/2014.

1. CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NO SAAP-UFG e COEP/UFG, com aprovação;
2. AQUISIÇÃO DOS RECURSOS NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO DA PESQUISA;
3. CONTATO E ANUÊNCIA DAS INSTÂNCIAS DA SEDUC-GO E DA UNIDADE ESCOLAR CAMPO DE PESQUISA;
4. GRUPOS DE ESTUDO PARA TREINAMENTO DA EQUIPE EXECUTORA À COLETA DE DADOS;
5. TREINAMENTO DA EQUIPE EXECUTORA PELAS MUSICOTERAPEUTAS PATRICIA PELLIZZARI E FLAVIA KINIGSBERG
6.APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ENTRE OS ALUNOS ELEITOS
7.REGISTROS DAS OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DO CONTEXTO ESCOLAR 
8.TOMA DOS PERFIS SONOROS INDIVIDUAIS E PERFIS SONOROS VINCULARES
9. GRUPO FOCAL COM OS ALUNOS
10.OFICINA INTINERANTE MUSICOTERAPÊUTICA
11. SUPERVISÃO ONLINE PELA ICMUS/AR
12. SUPERVISÃO PRESENCIAL COM PESQUISADOR 
13. ANALISE INICIAL DOS DADOS DO LEVANTAMENTO SOBRE O CAMPO DE PESQUISA
 
 
Treinamento da equipe por Patricia e Flavia (ICMUS/AR) - outubro/2013




 
 

 
 
 

Acolhimento - o pensar, o fazer, o viver

Está disponível para download (http://comitedaculturadepaz.blogspot.com.br/2012/04/acolhimento-o-pensar-o-fazer-o-viver.html)
a cartilha Acolhimento - o pensar, o fazer, o viver, editada pela Associação Palas Athena em 2002. Esta publicação fez parte do projeto Acolhimento, realizado com profissionais da saúde da Cidade de São Paulo, uma parceria da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria Municipal da Saúde, do SUS, da UNESCO e da Associação Palas Athena.

"Esta publicação tem o objetivo de ampliar a conversa sobre Acolhimento, sobre ética, sobre ouvir para compreender."

BLOGS COM TEMÁTICAS IMPORTANTES:



*    http://serparacao.blogspot.com.br/2011/06/novidades-no-blog.html
SerParaAção é um espaço de conversas sobre separação, divórcio e depois...
Depois de 10 anos realizando grupos de conversa e reflexão com homens, mulheres e jovens que passaram pelo divórcio e/ ou separação em suas famílias, resolvemos ampliar esta conversa para a rede virtual. Rosana Rapizo: Psicóloga, terapeuta de família, terapeuta comunitária e facilitadora de processos grupais.

*    http://icmus.org.ar/?page_id=5
ICMus ARGENTINA  es un equipo de Licenciados, Musicoterapeutas y Estudiantes avanzados en Musicoterapia argentinos, que se capacita y ocupa de la salud integral, brindando atención y prevención psicosocial a los usuarios e instituciones que lo requieran y capacitación, supervisión y asesoramiento en investigación a profesionales. El equipo inició sus actividades en el año 1998 bajo la dirección de la Dra. Lic. Patricia Pellizzari. Para contactarse institucionalmente con la Asociación y equipo ICMus puede dirigirse a icmuscontacto@gmail.com

*    http://bliive.com/about
O Bliive é um movimento que acredita na colaboração como forma de revolucionar a ideia de valor, aproximando pessoas através do compartilhamento de experiências.
Assim, mostrando a importância que existe em cada experiência cotidiana, em cada conhecimento compartilhado ou naquele pequeno talento utilizado, estaremos dizendo ao mundo que todos têm valor e que colaborando é possível.

*   http://cipcforum.wordpress.com/novedades/
El 21 de marzo se llevaron a cabo reuniones en el Congreso en Mérida donde se conversó sobre la Certificación Internacional en Prácticas Colaborativas. Los docentes y los alumnos de cada programa convivimos y compartimos nuestras experiencias acerca de cómo se están desarrollando los proyectos en los diferentes países (Argentina, Brasil, República Checa, Estados  Unidos, Canadá, Colombia, Noruega, México). Disfrutamos la oportunidad de estar reunidos y nos interesó escucharnos y abrir opciones sobre cómo poder diversificarnos, mantenernos abiertos, continuar nuestras conversaciones y crear una comunidad. Se habló de aprovechar las oportunidades cuando estamos cara a cara para conocernos y además continuar a través de medios electrónicos conectándonos y aprendiendo sobre las Prácticas Colaborativas que se desarrollan en cada lugar. Se dialogó sobre generar un consejo estudiantil abierto que pueda ir tomando vida propia, tener encuentros en salones virtuales, aprovechar los recursos que cada grupo tiene y reunirnos como comunidad de aprendizaje. Se habló de cómo estas ideas más que enseñarse y aprenderse son un “contagio” y hablamos de contagiarnos de las ideas. Dejarnos infectar del “virus colaborativo”.  El resultado es este forum.  Bienvenido y disfruta!

*    http://comitedaculturadepaz.blogspot.com.br/2012/04/acolhimento-o-pensar-o-fazer-o-viver.html 
 Desde 1999, o Comitê da Cultura de Paz desenvolve atividades permanentes inspirando e estimulando iniciativas que contribuem na construção de um mundo justo, compassivo, sustentável e equânime para todos os que nele vivem. A gestação de uma Cultura de Paz é um fato. Ela atende à necessidade vital de renovação e inovação na forma de sentir, pensar e ver; de avaliar nossas prioridades frente à diversidade de horizontes e consolidar a autonomia nos cenários local e global, aliando o poder criativo do humano com o princípio da interdependência que sustenta a rede de vida. Este blog é um espaço para dar visibilidade às ações concretas que se consolidaram e se transformaram em políticas públicas, oferecendo um novo olhar aos diferentes setores do saber e do afazer cidadão que se estruturam conforme os 8 eixos do Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz da ONU/UNESCO.