terça-feira, 26 de julho de 2011

Escutatória-Rubens Alves

Escutatória

Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir.
Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular.

Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia.

Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma.

Daí a dificuldade: A gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração... E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor.

Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade. No fundo, somos os mais bonitos...

Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64.Contou-me de sua experiência com os índios: Reunidos os participantes, ninguém fala. Há um longo, longo silêncio.

Vejam a semelhança...Os pianistas, por exemplo, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio...Abrindo vazios de silêncio... Expulsando todas as idéias estranhas.

Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala. Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio.

Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos...Pensamentos que ele julgava essenciais. São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou. Se eu falar logo a seguir... São duas as possibilidades. Primeira: Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado.

Segunda: Ouvi o que você falou. Mas, isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou. Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada.

O longo silêncio quer dizer: Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou.

E, assim vai a reunião. Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos.E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.

Eu comecei a ouvir.

Fernando Pessoa conhecia a experiência...E, se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras... No lugar onde não há palavras.

A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa. No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia...Que de tão linda nos faz chorar.

Para mim, Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: A beleza mora lá também.

Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PUBLICAÇÕES SOBRE A APLICABILIDADE DA MUSICOTERAPIA NA EDUCAÇÃO

Levantamento realizado Profª Drª Sandra Rocha do Nascimento (EMAC/UFG, 2011)

1. NASCIMENTO, Sandra Rocha do. A escuta diferenciada das dificuldades de aprendizagem: [manuscrito] um pensarsentiragir integral mediado pela musicoterapia. / Sandra Rocha do Nascimento. Orientador: Prof. Dr. Maria Hermínia M. da Silva Domingues. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, 2010. Disponivel em < http://www.fe.ufg.br/ppge/uploads/files/5/TeseSandraRocha%281%29.pdf>

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Artigos sobre Musicoterapia na Educação

Estamos iniciando a catalogação de artigos, resumos, monografias, dissertações, teses. etc relacionadas à atuação da Musicoterapia na Educação. Solicitamos que o autor que interessar socializar sua produção cientifica envie o material para o email do coordenador do Blog (Profª Drª Sandra Rocha do Nascimento- srochakanda@hotmail.com), com informações adicionais sobre o autor (nome completo, instituição a que está vinculado, contatos, formação ) e a fonte da publicação/divulgação do material enviado (local de publicação, ano, editora ou similar).

sexta-feira, 8 de julho de 2011

IMAGENS DA FINALIZAÇÃO DO SEMESTRE NO CIRANDA DA ARTE

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Hoje, dia 28 de Junho de 2011, presenciamos em nosso encontro do Gep de Musicoterapia na Educação, as atividades artisticas do Centro de Estudo e Pesquisa - “Ciranda da Arte”/ Secretaria de Estado de Educação.